No dia 27 de abril tivemos o prazer de estar à conversa com o Gil Machado, que praticado na arte da paciência da palinologia, nos respondeu a todas as questões que tinhamos para lhe fazer.
O Gil licenciou-se em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 2004, e doutorou-se pela Universidade de Aveiro, em 2010.
Numa carreira partilhada entre a indústria e investigação, o Gil especializou-se em estratigrafia, com ênfase na palinologia do Paleozoico, aplicando o seu conhecimento à prospeção de hidrocarbonetos.
Na nossa conversa, contou-nos como é que lhe foi possível obter esta especialização, com as suas passagens pela Irlanda e pela República Checa. Falou-nos também de algumas das diferenças que ele tem conseguido identificar entre o instituto de investigação em que trabalhou e os que conhece em Portugal.
A sua carreira na indústria começou com uma curta experiência na indústria mineira, no Brasil, da qual ele também falou.
O Gil dedicou os últimos 10 anos à indústria do petróleo, tendo passado pela Galp (Portugal) e também pela Petroleum Development Oman (Omã). Ele partilhou um pouco do que foi essa experiência em terra longínquias e tão diferentes deste rectângulo à beira do Atlântico.
Recentemente, embarcou no desafio da sua vida, a criação da sua própria empresa em 2019, a Chronosurveys Lda., da qual é diretor técnico. Pela sua expressão depreendemos que não há ali arrependimentos, há vontade de fazer mais e melhor, ainda que cada novo desafio tenha que ser minuciosamente escrutinado.
Vejam aqui abaixo como foi o directo
Seriam capazes de se lançar numa empresa por conta própria?
Deixem o vosso comentário se gostaram.
Comments