top of page
  • Foto do escritorsmartefonegroup

Conversas SmArTe com a convidada Fátima Viveiros


Neste terceiro episódio estivemos à conversa com a Fátima Viveiros. A Fátima é licenciada em Biologia/Geologia (2001) pela Universidade dos Açores, e confidenciou-nos que a viragem para a vulcanologia se deu por querer ter uma actividade com impacto na sociedade, passando um pouco menos de tempo no laboratório e um pouco mais no terreno. Terminou assim o doutoramento em Geologia, com a especialidade de Vulcanologia, em 2011 (também pela Universidade dos Açores). A Fátima foca-se no estudo de gases vulcânicos, com especial interesse em zonas hidrotermais e em zonas de emissão difusa de dióxido de carbono. Durante o seu percurso usufruiu de diversas bolsas de investigação (financiadas pela FCT e pela DRCT), sendo atualmente professora auxiliar na Universidade dos Açores e responsável pela Unidade Científica de Geoquímica de Gases do IVAR (Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos).


A Fátima foi recentemente a coordenadora local de um projeto de investigação internacional na área da geotermia e é co-responsável do projeto MAGAT (financiado pela FCT) que pretende contribuir para desenvolver a próxima geração de sensores geoquímicos aplicados a ambientes vulcânicos. Participou em missões científicas à ilha de La Palma, algo de que falou com algum detalhe durante a nossa conversa, tendo ali estado entre outubro e dezembro de 2021, no sentido de colaborar na monitorização geoquímica da erupção do Vulcão Cumbre Vieja.

A Fátima falou-nos ainda de como realiza a monitorização de actividade vulcânica nos Açores, nomeadamente através de uma rede de estações de colheita de gases (dióxido de carbono e não só), fixas e semi-fixas. E porque era incontornável, falámos também sobre a crise sísmica em São Jorge. Ora espreitem como foi no vídeo aqui abaixo (*tivemos alguns problemas técnicos para que todos entrassem em directo, e a conversa começou após 5 minutos de vídeo).

Conheciam este tipo de monitorização nos Açores? A Fátima não se vê a fazer outro trabalho e ajudar os açorianos a estarem em suas casas com maior segurança é uma das coisas que mais gosto lhe traz!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page